VAMOS TRABALHAR DIREITO!

Preocupo-me verdadeiramente com meus clientes e, pensando neles, minha missão é ajudá-los a estabelecer um sistema de gestão e  de governança que faça a empresa  deles obter resultados continuamente.

Como pode a estrutura de um shopping em construção cair da maneira que caiu recentemente em Teresina?

Na construção, ou na produção de um produto qualquer, existem determinados pontos (momentos) em que  a execução só pode prosseguir para a etapa/passo ou serviço seguinte somente depois de  confirmada a conformidade da etapa/passo ou serviço anterior e mitigados os riscos a serem enfrentados.
O fato é que temos trabalhado mal: Obra que cai; Muito retrabalho na produção; Prazo de entrega que não se cumpre; Produto entregue ao cliente repleto de defeitos gerando insatisfação, perda de reputação, alto custo de assistência técnica, problemas na justiça; Orçamento que não se cumpre; Empreendimento que não dá resultado  e por aí vai...

Ora, a administração precisa se certificar de que tem um sistema de gestão estabelecido e funcionando  efetivamente na empresa para combater o improviso, minimizar os riscos e estabilizar resultados:

• Todo mundo deve estar engajado em pelo menos uma meta da empresa;
• As pessoas precisam saber  qual é o seu lugar e papel na empresa; precisam saber quais são suas atribuições;
• Precisam ter um acordo  de como os serviços/atividades/operações devem ser executadas e isso deve estar documentado em Instruções de Trabalho; Precisam saber o que deve ser verificado antes de prosseguir com o passo seguinte na execução; Precisam registrar os resultados dessas verificações de modo inequívoco; Não conformidades devem ser resolvidas antes de  dar prosseguimento na execução com a etapa/serviço/passo seguinte; Riscos devem ser reconhecidos e mitigados, eliminados ou transferidos;
• O gerenciamento em todos os níveis deve ser completo, metódico, disciplinado, contínuo, de acordo com o PDCA;

1. P de Planejar;
2. D de Do = fazer, executar o que foi planejado e como planejado;
3. C de Conferir se está sendo feito como planejado e se os resultados são aqueles planejados;
4. A de Agir para corrigir anomalias, não conformidades encontradas quando da conferência/verificação/monitoramento;

A Adm da empresa deveria querer as evidências do P, do D, do C e do A em todos os níveis, processos, departamentos, frentes de trabalho.

Um abraço aos meus leitores e clientes.

Vitória - ES - 23/07/2013
Manoel Lopes Filho
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