Vencer é mesmo uma opção e precisa ser levada a sério

Em 2012 li pela primeira vez o livro “VENCEDORAS POR OPÇÃO” de Jim Collins e Morten T. Hansen, publicado no Brasil pela HSM Editora.
De cara, no momento de comprá-lo na livraria, fiquei muito interessado e curioso ao ler o prefácio escrito por Jorge Paulo Lemann.
O livro apresenta e explica as constatações de uma pesquisa muito séria conduzida pelos autores para responder a seguinte pergunta: por que algumas empresas prosperam na incerteza, até mesmo no caos, e outras não?
Fiquei muito impressionado, e confesso - contente também - com as constatações ali detalhadamente apresentadas e, quanto mais eu lia, mais eu fazia associações com as situações encontradas em nossos clientes nestes mais de 20 anos ininterruptos de consultoria.
Eu pessoalmente, ou melhor, nós da Manoel Consultoria, preocupamos-nos verdadeiramente com os clientes e temos muito interesse no sucesso deles. Naquela ocasião, sugeri a muitos deles a leitura do livro. Em alguns casos fui além, escrevi um resumo e lhes apresentei.
Agora, neste feriado de carnaval li novamente o livro. É um hábito meu, leio e depois releio, mantendo sempre meus clientes e as situações deles em perspectiva, na procura de algum aprendizado importante para o sucesso deles e consequentemente para o sucesso da minha consultoria. Confesso que às vezes, fico até meio angustiado com a situação, cultura e comportamento do cliente, que muitas vezes teima em estar na direção contrária àquilo que aprendi e acredito.
Aqui, meu resumo não está completo, mas da forma como consegui fazê-lo aqui segue:
1.      Mais uma vez fica provado que permanece diante de nós a tarefa de administrar nosso próprio destino. Nossos resultados dependem do que fazemos e não adianta fugir da responsabilidade.
2.       Sorte – boa ou má – são episódios certos que ocorrem e vão continuar ocorrendo no longo prazo na mesma medida para todos. Para aqueles que conseguem os resultados e, também, para aqueles que não conseguem e normalmente preferem culpar os eventos fora do seu controle;
3.      Os líderes de sucesso são fortemente preocupados em decidir com quem vão trabalhar, colocando as pessoas certas no barco e nas posições certas. Por outro lado, esforçam-se para colocar as pessoas erradas fora do barco.
4.      Os líderes de sucesso são fanaticamente disciplinados e não largam mão da consistência com missão, valores, visão de futuro, metas de longo prazo, métodos testados, conjunto de práticas operacionais específicas, metódicas e consistentes.
5.      Os líderes de sucesso não são os mais ousados, arrojados, visionários, autossuficientes demais ou os mais criativos. São os mais disciplinados e persistentes, eles praticam planejamento, análise, decisão baseada em fatos e dados e não apenas em opiniões.
6.      Os líderes de sucesso organizam sistemas para registro da operação e dos resultados no dia a dia. Obtém os fatos e dados e os analisam. Enfim, preferem aprender com os fatos e dados gerados pela operação do dia a dia.  Podemos chamar isso de criatividade empírica e calibrada pela disciplina.
7.      Os líderes de sucesso assumem grandes riscos, mas somente depois de conduzir vários pequenos experimentos, com baixos riscos que lhes permitem calibrar antecipadamente as grandes decisões. A ousadia e coragem deles são calibradas com a disciplina, incluindo gerenciamento dos riscos.
8.      Os líderes de sucesso não mudam tudo de uma hora para outra. Eles mudam apenas o que precisa ser mudado e de forma incremental, usando do tempo que têm, agindo devagar ou rápido conforme a situação, mas sempre com um detalhado plano de ação ou procedimento bem estabelecido.
9.      Os líderes de sucesso são paranoicos produtivos. Sabem que mais cedo ou mais tarde algo ruim acontecerá e para isso precisam estar com a empresa sempre preparada para ficar acima da linha da morte, com grandes reservas de caixa, planos de contingência, etc.
10.  Os líderes de sucesso não são aqueles que imprimem ou tentam imprimir crescimento exagerado e desordenado. São sim aqueles que perseguem uma marcha adequada para a empresa de modo disciplinado e persistente, sempre preservando o caixa. Nos períodos bons demais limitam o crescimento com medo de desarranjar a excelência operacional e manchar a reputação da empresa.
11.  Os líderes de sucesso adotam a prática de estabelecer metas rigorosas, mas exequíveis, porque sabem que precisam manter a marcha, faça chuva ou faça sol, sem desculpas. Sabem também que o principal motivador de pessoas excelentes não são palestras motivacionais e sim alinhamento, diálogo, participação, engajamento na causa e a oportunidade sucessiva de comemorar os resultados obtidos. Pessoas boas aprendem fazendo e observando: ação e resultado obtido!
12.  Os líderes de sucesso não são aqueles que se preocupam em estabelecer estratégias e planos chamuscados demais esquecidos rapidamente e que partem para a elaboração do próximo plano, fingindo estar fazendo algo glorioso e salvador da empresa. Não, eles não são assim, eles sempre possuem um plano SIMPLES discutido e alinhado com as pessoas e sempre se cercam de todos os cuidados para garantir a sua execução sem desculpas. Sabem que o sucesso da estratégia e do plano está na EXECUÇÃO PRIMOROSA. Mobilizam constantemente seu pessoal e exercem pressão para garantir a execução, o monitoramento dos resultados, o aprendizado e a correção incremental de rumo para melhorar ainda mais. Nada diferente do PDCA!
Pessoas, eu ia me esquecendo. Notei que muitas das descobertas relatadas e explicadas neste livro são muito consistentes, algumas coincidentes, com aqueles famosos 14 pontos de Deming que estudamos aqui no Brasil na década de 1980. Certo mais uma vez o Dr. Deming e aqueles que o seguiram no modo de liderar as suas empresas!
Finalmente recomendo que comprem o livro, leiam-no com atenção, mobilizem as pessoas chave para fazer o mesmo e depois organizem um encontro para discutir os insights obtidos e a aplicação deles na empresa.
Vá em frente. Vencer é questão de opção levada a sério.
Um abraço

Vitória - ES - 04/03/2014
Manoel Lopes Filho
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