Estratégias e Reestruturação

  • Compra e Venda de Empresas (M&A)

    Tanto comprar como vender empresa ou parte dela, pode ser uma opção estratégica muito importante e necessária.

    Para quem compra pode significar: Economia e sinergia estratégica e operacional; aumento do poder frente ao mercado e a concorrência; penetração rápida no mercado; diversificação do risco; investimento.

    Por outro lado, para quem vende pode significar: Solução para crise financeira; solução para problemas societários; capitalização da empresa para crescimento; financiamento para realização de um grande projeto de investimento.

    Tanto do lado do comprador quanto do lado do vendedor o processo deve ser conduzido por uma equipe multidisciplinar coordenada por quem entende o processo e seus riscos.
     
  • Planejamento Estratégico

    Qualquer empresa foi constituída para gerar resultados que satisfaçam a seus proprietários. Na verdade, sua sobrevivência impõe, em certa medida, satisfazer também às demais partes interessadas (clientes, colaboradores, fornecedores, poder público, comunidade) ou pelo menos não prejudicá-los.

    Um sistema de gestão deve existir para assegurar a obtenção desses resultados que devem ser perseguidos no longo, médio e curto prazo. De outra maneira, os objetivos de longo prazo (por exemplo, 5 anos) devem ser desdobrados em objetivos de médio prazo (por exemplo, 1 ano) e estes últimos em objetivos de curto prazo (por exemplo, mensalmente), numa clara relação de causa e efeito.

    O gerenciamento estratégico é o processo para fazer a empresa obter os resultados de longo prazo e direcionar todo o esforço de gerenciamento no presente.

    No gerenciamento estratégico o primeiro passo é então identificar as lacunas principais existentes entre os resultados atuais e aqueles que deveriam existir ou devem existir no futuro. Tudo isso na perspectiva dos proprietários e das demais partes interessadas.

    A partir dessas lacunas identificadas a administração deve estabelecer o plano estratégico: essencialmente as metas de longo prazo e as iniciativas para alcançá-las. E, num processo em cascata, deve desdobrá-las em metas para o ano e neste em metas mensais com os respectivos projetos ou planos de ação para alcançá-las.
  • Recuperação de Empresas

    Uma empresa entrar em dificuldades financeiras é mais comum do que parece.

    A boa nova é que o conhecimento e práticas de gestão específicas para recuperar a empresa nessa situação estão disponíveis aumentando muito as chances de recuperação.

    O processo exige mobilizar a equipe certa, foco e método.
  • Valuation - Avaliação do Valor de Empresa

    O Valuation é o processo que visa estimar quanto vale um determinado ativo, geralmente uma empresa. Visa responder à frequente indagação de proprietários de empresas. "Afinal, quanto vale a minha empresa?". Além disso, do mesmo modo, alguém que esteja interessado em comprar uma empresa deseja saber qual seria o preço justo a pagar por ela.
© 2014 Lopes Consultoria Empresarial LTDA - EPP
MANOEL CONSULTORIA
Rua Darcy Grijó, 50, Ed. Madson Office Tower, Sala 608
Jardim da Penha, Vitória/ES - CEP: 29.060-500
Siga nossa redes sociais: FAcebook Linkedin Youtube
Desenvolvido pela: Aldabra criação de website