Governança e Profissionalização

  • Governança na Sociedade (entre os sócios/acionistas)

    Muitas sociedades empresárias são desfeitas ou funcionam mal, com atritos societários e interferências negativas na administração da empresa. Isso porque não foi estabelecido um acordo que assegure e discipline junto aos sócios, questões como:

    Distribuição de lucros; remuneração de sócio pelo trabalho na empresa; regras para administração da empresa, incluindo sucessão; negócios com partes relacionadas, por exemplo, negócio da empresa com um sócio ou com seus familiares; transparência na prestação de contas; admissão de parentes para trabalhar na empresa e remuneração deles; compra e venda de participações na sociedade; direito de preferência, etc.

    Algumas dessas questões serão regidas no Estatuto (ou Contrato Social), no Acordo de Acionistas (ou de Sócios) e outras no Código de Conduta.

    A estratégia é preventivamente discutir e acertar essas questões que devem ser resolvidas de comum acordo entre os sócios, antes que qualquer problema aconteça e desgaste o relacionamento societário ou prejudique a empresa.
  • Governança na Família Empresária (Conselho de Família e Family Office)

    A família empresária poderá ser cada vez mais feliz. A riqueza construída poderá ser mantida e multiplicada, os familiares poderão continuar empreendendo juntos, com muitas vantagens, se encontrarem a maneira correta de lidar com as questões da família e dos negócios. A governança familiar é o sistema que maximiza essa probabilidade, porque promove e disciplina o diálogo, a educação dos familiares e a tomada de decisões da família.

    O órgão guardião da governança familiar é o conselho da família e, conforme o caso, justifica-se implementar o escritório da família para desempenhar funções que não devem estar nas empresas.
     
  • Plano de Sucessão na Administração

    São muitas empresas ou negócios que são descontinuados porque o atual executivo principal, não se preocupou em desenvolver um plano de sucessão.

    Preparar um profissional para desempenhar a função do executivo principal é sempre um grande desafio e leva tempo. O correto é identificar mais cedo os prováveis candidatos, investir no desenvolvimento deles e estabelecer um processo adequado, justo e aceito pelos envolvidos para a seleção final.
  • Profissionalização da Administração

    Profissionalizar a administração não significa necessariamente trocar as pessoas ou retirar os familiares da empresa. O que importa é assegurar que os comportamentos, decisões e relações na empresa sejam pautados em princípios e boas práticas de governança e de gestão. Estes são diferentes daqueles que geralmente pautam os comportamentos, decisões e relações na família.

    A profissionalização, portanto, poderá ser feita com familiares ocupando qualquer cargo. Os instrumentos da governança na família, na sociedade e na empresa são também os instrumentos para a profissionalização.
  • Governança na Empresa (Conselho de Administração e Diretoria)

    A governança na empresa visa perpetuar o negócio e maximizar a riqueza dos sócios.

    A missão aqui é proteger a empresa, assegurar resultados de médio e de longo prazo, maximizar o retorno do capital investido. 

    Através da governança na empresa fica definido, separado e ao mesmo tempo integrado, os papeis e formas de atuação do conselho de administração (ou consultivo), da diretoria, da auditoria independente, do conselho fiscal e da sociedade enquanto conjunto de sócios.

    O guardião da governança na empresa é o conselho de administração que além das atribuições definidas em lei tem o papel primordial de assegurar que a empresa tem um plano estratégico para seguir e o seguirá, tem sistema de controle interno adequado, identifica seus riscos principais e implementa as medidas necessárias para se proteger e gerencia cuidadosamente seu capital humano. Na empresa familiar também fará a interação necessária com a família através do conselho de família.
© 2014 Lopes Consultoria Empresarial LTDA - EPP
MANOEL CONSULTORIA
Rua Darcy Grijó, 50, Ed. Madson Office Tower, Sala 608
Jardim da Penha, Vitória/ES - CEP: 29.060-500
Siga nossa redes sociais: FAcebook Linkedin Youtube
Desenvolvido pela: Aldabra criação de website