Processos e Operações

  • Gestão Econômica e Financeira

    Falando de modo simples e direto, qualquer empresa precisa obter lucro, recursos em caixa e saúde financeira. Se isso é tão importante,  a administração da empresa deve ter um sistema através do qual, no mínimo, o lucro, o fluxo de caixa e o endividamento possam ser gerenciados.

    Assim, o Demonstrativo de Resultados do Exercício(DRE), Demonstrativo do Fluxo de Caixa(DFC), Balanço Patrimonial, Demonstrativos de Margem de Contribuição (DMCs), demonstrativos auxiliares (custos, despesas, estoques, inadimplência, etc), quadro de indicadores econômicos e financeiros, sistemas para precificação, para reposição de estoque, para estudo de viabilidade econômica e financeira, devem ser elementos sempre disponíveis para a administração da empresa.

    A Manoel Consultoria coordena a equipe multidisciplinar (colaboradores, analista de TI da empresa contratada, contador, etc.) para estruturar, customizar e parametrizar, o sistema pelo qual isso é obtido, o ERP. 
  • Gestão da Qualidade

    Prover aos interessados a garantia de que a empresa possui um sistema que maximiza a probabilidade dela entregar ao cliente o produto ou serviço, conforme as necessidades e expectativas do cliente, ou no mínimo conforme acordado em contrato, é condição fundamental para continuar existindo no mercado. E TEM MAIS: O CUSTO DA NÃO QUALIDADE É ALTÍSSIMO PARA O FORNECEDOR DO PRODUTO OU DO SERVIÇO EM TODOS OS SETORES DA ECONOMIA. Sistemas de Gestão da Qualidade estão bem normatizados no mundo e aí estão inseridas as Normas da Série ISO 9000.
  • Gestão Ambiental

    Minimizar os impactos ambientais adversos do produto, serviço ou atividade é obrigação do ser humano e da empresa, ainda mais agora que estamos cada vez mais conscientes do quanto o planeta está sobrecarregado. Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) define o modo pelo qual a empresa trabalha para reduzir o impacto ambiental adverso decorrente da sua existência. Também normatizado através das Normas da Série ISO 14000. O SGA é cada vez mais utilizado.  
     
  • Reestruturação Organizacional

    A empresa deve ser projetada e organizada para cumprir com a sua função, que é produzir os resultados que satisfaçam às partes interessadas. Logo, o organograma e as atribuições associadas devem representar a forma como as pessoas estão organizadas para que cada pessoa saiba seu lugar, seu papel, suas responsabilidades e autoridades, para no conjunto desempenharem a sua função com eficiência e eficácia.

    A definição dessa estrutura deve acompanhar a evolução e os desafios da empresa, em cada momento da sua vida. 
     
  • Gestão de Marketing e Vendas

    Os resultados econômicos e financeiros dependem do sucesso no mercado. Encontrar, atrair, manter, interagir por um canal adequado e construir um bom relacionamento com os clientes certos, que queiram comprar e pagar pelos seus produtos ou serviços é o SUCESSO.Isso tudo depende de planejamento, ação, monitoramento e correção de rumo, empregando tecnologia correta e utilizando as pessoas certas.

    O sistema de marketing e vendas define o modo pelo qual a empresa vai obter o sucesso nas questões relacionadas a vendas e atendimento a clientes.
  • Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional (SSO)

    Proteger a vida e a saúde das pessoas no ambiente de trabalho é obrigação legal e moral. Não se pode mais ser tolerante com os erros e negligências com relação a isso. Os elementos de um sistema de gestão para SSO estão amplamente definidos em Lei, instrumentos equivalentes e em Normas de reconhecimento internacional, por exemplo a OHSAS 18000. Feliz a empresa que decidiu assumir a sua responsabilidade e trabalhar na prevenção.
  • Análise da Qualidade do Investimento no negócio imobiliário (Estudo de Viabilidade)

    Muita gente ainda toma a decisão de realizar ou não um empreendimento com base apenas na margem sobre vendas projetada, com base num dado cenário referencial. O raciocínio muitas vezes corrente ainda é: se a margem está acima de um determinado valor, vamos em frente, caso contrário não. Assim, o critério para a decisão pode eliminar uma boa oportunidade porque a margem é baixa, ou pior ainda, pode levar a decisão de se realizar o empreendimento porque a margem é muito boa, sem informações das questões relevantes para a decisão de investir (empreender).
    E quais seriam as questões relevantes para a decisão de investir (empreender)? 
    Sem dúvida, a decisão de investir (empreender) ou não, deve estar fundamentada em indicadores calculados para responder às questões básicas:
    1.       FUNDING: Podemos realizar o investimento (empreendimento)? Sabemos qual é o montante de recursos necessários? Sabemos de onde estes recursos virão e a que custos?

    2.        RETORNO: Se realizarmos o investimento, o poder de compra dos retornos futuros superará o poder de compra dos recursos investidos?

    3.        RISCOS: Estamos considerando os riscos da decisão? Sabemos o quanto sensível é o investimento frente os desvios das expectativas admitidas no cenário referencial? Por exemplo: O que acontecerá se houver desconto no preço de venda,  queda na velocidade de venda,  aumento dos custos, aumento da  inflação, entre outras?  Qual seria o impacto nos resultados e no funding?  
  • Reestruturação dos Processos

    No mesmo nível de importância da reestruturação organizacional está o modo como o trabalho deve ser feito para agregar valor com o menor custo. Ter um padrão da maneira de operar diminui o improviso, aumenta a produtividade, a eficiência e a eficácia do processo. Ou seja, há de se definir e redefinir continuamente os processos e as operações dentro desses processos.

    Nota: A reestruturação organizacional e de processos podem ter o seu foco nos diversos campos da gestão: Econômico e financeira, marketing & vendas, qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, segurança dos alimentos, gestão de riscos, gestão de projetos, gestão das pessoas, etc.

     
© 2014 Lopes Consultoria Empresarial LTDA - EPP
MANOEL CONSULTORIA
Rua Darcy Grijó, 50, Ed. Madson Office Tower, Sala 608
Jardim da Penha, Vitória/ES - CEP: 29.060-500
Siga nossa redes sociais: FAcebook Linkedin Youtube
Desenvolvido pela: Aldabra criação de website